sábado, 5 de janeiro de 2013

Retrospectiva 2012 - Lollapalooza, One Direction....

Esse ano, como sempre, foi cheio de porcarias musicais, algumas antigas e a maioria inéditas, mas também houveram os bons momentos - aqui vai a lista com os dez principais:

10. Rap Nacional
Vários artistas brasileiros surgiram neste ano cantando rap (convenhamos que é bem mais decente do que funk). Para ver o tamanho da importância que esse gênero vem ganhando, um exemplo: a análise de uma música do Criolo já  foi cobrada na prova da ETEC (!).
Houveram prêmios no VMB e etc, e um dos raps da minha playlist de 2012 foi "Sem a Planta", da Cone Crew Diretoria:
Sem "apologia a maconha"(como diria minha professora do sutiã de ferro), você não precisa fumar a Cannabis pra curtir um som!

09. Eletrônica com vozeirões
"I am TITAAAAAAAAAAA-NIIIIIIIIIIIIIII-UUUUUUM!"
Quem não ouviu essa joça esse ano? 
Além de Titanium, David Guetta e Sia repetem a parceria em She Wolf
David Guetta, principalmente, resolveu investir em cantoras de verdade pra cantar suas músicas eletrônicas; ao menos essas músicas tem uma letra que faz sentido, não só "put your hands up!", "this club can't even handle me!", "who's that chick????" de sempre. 

Sia cantou também com Flo Rida, e Calvin Harris (de Feel So Close) também fez o mesmo com a música Sweet Nothing com a diva Florence Welch (do Florence and the Machine, dã):



08. Artistas se rendendo à música eletrônica
David Guetta, o responsável por introduzir a batida eletrônica na música pop.

Acontece todo ano, eu sei, mas poxa vida, até VersaEmerge??
VersaEmerge era uma banda de rock alternativo (ok, a quem estamos enganando, era uma banda emo) antes de apelar para a eletrônica -  será que num futuro próximo ouviremos Slipknot na rádio Disney gritando "put your hands up!"??
A lista de quem se converteu à música eletrônica:
The Ting Tings tinham o álbum novo inteiro pronto, mas ouviram o resultado final e acharam um lixo, porque "era muito parecido com as músicas do Guetta". Refizeram o álbum, mas Sounds from Nowheresville continuou um lixo.
Pelo jeito, David Guetta dominou o mundo.
"Como uma deusaaaaaa......"

07. Performances ao vivo #FAIL
Que a Ke$ha cantava mal ao vivo a gente já sabia (lembram-se dela no Rock in Rio?), mas ir ao X-Factor e dublar a música toda pra fazer bem ao vivo foi ridículo!
E nem dublar ela consegue!

Outra muito comentada foi Lana del Rey se apresentando ao vivo no Saturday Night Live - em entrevista à Rolling Stone, ela disse que não se sente a vontade no palco e não consegue disfarçar isso

Tivemos também Rihanna com a turnê 777 - ela convidou fãs e jornalistas para viajarem no avião onde ela iria se deslocar para os 7 países da turnê.
Seria uma ótima experiência se ela não tivesse se recusado a falar com os jornalistas e ficar reclusa no avião.   Ao vivo, ela ainda gritou palavrões e xingou a equipe técnica porque a música estava fora e sincronia, (tipo 2 segundos atrasada). 

Fail também foi o lançamento do clipe da Britney e Will.I.Am ao vivo no X-Factor. 
Pela cara que ela fez, podíamos esperar uma música terrível:
E, realmente, ela não faz nada além de dançar, fazer carão e cantar 4 frases com a voz tratada eletrônicamente a música toda:
"It's Britney Bitch"

06. Música brega
Okay, já tivemos muitos artistas da música brega, mas não tantos ao mesmo tempo como neste ano:
Xirley - de Gaby Amarantos
Gaby Amarantos, ex-Beyoncé do Pará, teve a música Ex Mai Love na abertura da novela das sete da Globo, prêmios no VMA (álbum com a melhor capa):
Lasers saindo dos peitos e pantera de coleira brilhante. Ok....

Minha alegria máxima do ano: Banda Uó com a música Faz Uó!
Eternamente grata à linda Ana Carolina por me mostrar essa música!
P.S.: se for ouvir com gente por perto, use fones.
"Hoje eu acordei danado com fogo no rabo, eu quero me acabar, me acabar!"

Como o Rock in Rio faria uma pausa em 2012 e o SWU foi agendado não pro fim de 2012, mas sim pro primeiro semestre de 2013, o Lollapalooza foi o festival do ano.
O festival com duração de dois dias trouxe nomes do rock como Foo Fighters, Joan Jett, Jane's Addiction e Arctic Monkeys no palco principal, além de ter uma tenda destinada somente à música eletrônica, com Peaches e Calvin Harris no line-up. 
Jane's Addiction: Ocean Size
Conheci a banda Jane's Addiction (cujo o vocalista é o criador do Lollapalooza) vendo Ocean Size no show ao vivo através da internet. Eles são incríveis ao vivo, melhor do que ouvir as músicas na versão dos álbuns  é vê-los no palco! Todas as bandas deveriam ser assim.

Foster The People também marcou presença encerrando o show com uma versão prolongada de Pumped Up Kicks.

As vantagens do Lolla foram a facilidade de acesso (Jockey Club), o preço do ingresso (300 reais por dia, cada dia com mais de 15 atrações), a qualidade das atrações (Foo Fighters, vencedora de Grammys, Joan Jett, uma das primeiras mulheres a fazer rock na história) e os diversos palcos direcionados a cada gênero de música, o que evitava confusões como as do Rock in Rio (Ke$ha e Stevie Wonder no mesmo dia????).

04. Artistas indie e soul no contexto pop
Conseguiram entrar no mercado principal da música, o pop, artistas desconhecidos como Gotye, Lana del Rey, Fun. e Ed Sheeran. 
O australiano Gotye (pronuncia-se "gotiê") emplacou Somebody that I Used to Know nas mais pedidas das rádios brasileiras.

"Blue Jeans"
Lana del Rey começou a fazer sucesso na internet e logo foi para as rádios e shows ao vivo.

Fun. com sua parceria com Janelle Monáe em We Are Young marcaram 2012.

Ed Sheeran, com sua Lego House e semelhança com Ron Weasley (de Harry Potter) foi outra figura a fazer sucesso.

03. Carreiras solo
Em dezembro de 2011, a banda emo Hey Monday acabou. Jack e Meg White decidiram por fim à White Stripes. Adriano Cintra se desligou da CSS, e Marina Vello saiu do Bonde do Rolê. 
"Torn"
Cassadee Pope, ex-Hey Monday, fez uma turnê solo nos EUA em janeiro. No segundo semestre, venceu a terceira edição do The Voice!

"Love Interruption"
Jack White, ex-White Stripes, lançou o aclamado álbum solo Blunderbluss e participou do Lollapalooza nos EUA como artista solo.

"Till Things Fall Apart"
Adriano Cintra, ex-CSS, e Marina Vello, ex-Bonde do Rolê, se juntaram para formar o duo Madrid. Gravaram diversas músicas inéditas e foram chamados para participar do Planeta Terra Festival.

02. Quebra de barreiras na música internacional
Tudo começou quando a banda coreana Big Bang ganhou um prêmio de melhor artista internacional. 
Depois, Michel Teló espalhou Ai Se Eu Te Pego como uma epidemia na Europa e na Ásia. E por fim, Psy dominou o mundo com Gangnam Style:
Músicas em português e coreano começaram a ser cantadas pelo planeta, mesmo que com quinhentos erros de pronúncia. O inglês agora não é mais condição pra música ser bem sucedida.
Michel Teló é o brasileiro com o video no Youtube mais assistido mundialmente, o número de visualizações do vídeo de Gangnam Style tem 10 dígitos, por exemplo. Logo, estaremos todos cantando em árabe uma música composta pelo meu professor de matemática, o Jamal.

01. Artistas de reality shows
Surprise! O ano realmente foi cheio do povo saído de realities:
One Direction
A boy band foi formada em 2010 durante o X-Factor do Reino Unido. Acabaram a competição em terceiro lugar, mas em alguns anos já tinham vários prêmios, alguns milhões de euros e uma legião de fãs  histéricas psicopatas fanáticas e aspirantes à assassino de John Lennon apaixonadas que chegaram até a perseguir e ameaçar as namoradas dos caras. 

Carly Rae Jepsen
Ela ficou em terceiro lugar na versão canadense do American Idol em 2007; Com a música Call Me Maybe, ganhou notoriedade mundial, e vem tentando repetir o sucesso com This Kiss.

Cher Lloyd
Ela participou do X-Factor de 2010 (o mesmo do One Direction) e acabou em quarto lugar. Lançou alguns singles, como Oath, With Ur Love (parceria com Mike Posner) e Want U Back (aquela do "Do I sound like a helicopter? Brrrrrrrrrrrrrw!).

Rebecca Ferguson
Ela ficou em segundo lugar no X-Factor de 2010, vencendo Cher Lloyd e One Direction. 
Lançou 4 singles em 2012 do álbum Heaven e começou a escrever músicas para o segundo álbum. 
E o vencedor desse X-Factor de 2010 (Matt Cardle) ninguém sabe o que fez da vida!

Yours Truly

2 comentários:

  1. Amei o post! Retrospectiva dos fatos da música em 2012... o que é mais lamentável é essa conversão dos artistas para a música eletrônica ¬¬ (fora os remixes que pioram as músicas pop)
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. thanks melissa!
      ainda sobre os remixes, tem alguns que dão certo sim!
      Tem um remix de Good Girls Go Bad (sim, Cobra Starship de novo....) maravilhoso da Cash Cash - sabe aquelas músicas que são tão viciantes que vc nn quer que acabe? o Remix tem 1 minuto e meio a mais que a música original, ouça!
      http://www.youtube.com/watch?v=DmQcvt2M16E

      Excluir